Rio Vermelho – Conheça o Bairro mais Boêmio de Salvador!

Se você pretende visitar Salvador, já coloque no seu roteiro este lugar para lá de especial! Seja para se hospedar ou apenas para curtir a noite baiana, o bairro Rio Vermelho não pode ficar de fora.
É no Rio Vermelho que acontece a noite mais famosa e boêmia de Salvador, com uma grande concentração de bares, baladas e restaurantes.
Algumas praças e as ruas ao redor concentram toda essa agitação noturna:
- Largo da Mariquita
- Largo de Santana
- Praça Brigadeiro Faria Rocha
- Vila Caramuru
Dentre elas, o Largo da Mariquita é o mais conhecido e animado, sendo o principal ponto de encontro para quem quer aproveitar a noite soteropolitana.
Largo da Mariquita

Uma mistura de ritmos regada pela alegria baiana — estou falando do Largo da Mariquita! É onde tanto os soteropolitanos quanto os turistas adoram curtir a noite baiana.
Durante o dia, o lugar é bem pacato, mas, ao entardecer, ganha vida e se transforma em um ponto de encontro com diversão para toda a família.
A partir de quinta-feira, o ambiente fica ainda mais animado, com diversos bares ao redor e música ao vivo para todos os gostos. Samba, reggae, axé, sertanejo… não será difícil encontrar o seu estilo preferido.
Portanto, esse é o destino perfeito para quem gosta de uma vibe noturna — mas também é um lugar que oferece entretenimento para todas as idades, incluindo apresentações culturais de artistas locais.
O Largo da Mariquita também é o lugar ideal para quem quer saborear o acarajé mais tradicional de Salvador: o famoso Acarajé da Cira.


No entanto, eu não poderia deixar de citar a Tapioca da Míria. Durante todos os dias em que estive hospedada no Rio Vermelho, meu jantar foi tapioca de carne seca com queijo — uma das melhores que já comi na vida!
Em frente ao Largo, está a Vila Caramuru, o antigo Mercado do peixe. Basta atravessar a avenida, e você já estará dentro de um complexo com restaurantes, bares e muita música.
E já que estou falando de delícias, também preciso mencionar o Restaurante Dona Mariquita, que fica pertinho do largo. Comida tradicional baiana de dar água na boca — simplesmente sensacional!
Além do excelente atendimento, o ambiente é muito bem decorado, o que torna a experiência ainda mais agradável.

Hotéis no Rio Vermelho, Salvador
Que tal se hospedar pertinho do Largo da Mariquita? Assim, você poderá aproveitar ao máximo tudo o que o lugar tem a oferecer.
O bairro do Rio Vermelho é um dos melhores lugares para se hospedar em Salvador. Conta com uma ampla rede hoteleira, oferecendo opções para todos os estilos de viajantes — desde hotéis sofisticados até alternativas mais econômicas, como os hostels.
Além disso, a localização é estratégica: você terá fácil acesso a outras áreas turísticas, como o Pelourinho e a Barra. E, para quem utiliza transporte público, há linhas de ônibus que levam a diversos pontos da cidade, incluindo as belas Praia do Itapuã e Praia do Flamengo.
A seguir, compartilho algumas sugestões de hospedagem com ótima localização para que você aproveite ao máximo sua estadia na capital baiana. Mas, claro, fique à vontade para escolher a opção que melhor combina com o seu perfil de viajante e seu orçamento.
Para isso, basta acessar a plataforma Booking.com (clicando aqui), onde faço minhas reservas e recomendo para os leitores do blog.
Onde se hospedar no Rio Vermelho – Salvador
- Ibis Salvador Rio Vermelho – Conforto e ótima localização, em frente à praia. Avaliação: 8,0
- Novotel Salvador Rio Vermelho – Ótima estrutura e localização, quartos modernos, piscina, sauna e academia. Avaliação 8,3.
- Mercure Salvador Rio Vermelho – Tranquilidade e conforto à beira-mar. Avaliação 8,3.
- Pousada e Hostel Chez Marianne – Quartos privativos e compartilhados, com um ótimo custo-benefício. Avaliação 9,4.
- Hotel Charme Fonte do Boi – Localização privilegiada, a apenas 200 metros da Praia. Avaliação 8,6.
- Hotel Pedra da Concha – Ambiente aconchegante, atendimento de excelência e ótima localização. Avaliação 7,6.
Encontre outras Hospedagens no Rio Vermelho – AQUI
Praias do Rio Vermelho
Praia do Buracão, Praia do Rio Vermelho e Praia da Paciência.

Apreciei apenas de longe — não cheguei a entrar em nenhuma delas, até porque não são as mais indicadas para banho.
No entanto, a orla é linda e muito agradável para caminhar, pedalar ou simplesmente contemplar o mar e o movimento. É também um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol.
Em Salvador, há muitos cenários incríveis para apreciar o fim de tarde, e o Rio Vermelho certamente é um deles.
Casa de Iemanjá

Para quem deseja conhecer melhor a cultura e as tradições baianas, vale a pena visitar a Casa de Iemanjá, que também fica próxima ao Largo da Mariquita.
É um lugar simples, mas repleto de significados — um espaço onde se percebe, de forma viva, a diversidade religiosa de Salvador. De um lado, uma igreja católica; do outro, um templo dedicado a Iemanjá.
É ali que soteropolitanos e turistas depositam suas preces, oferendas e se conectam com sua espiritualidade.
Casa do Rio Vermelho
A Casa do Rio Vermelho, também conhecida como Casa de Jorge Amado, foi o lar do autor baiano e de sua esposa, a também escritora Zélia Gattai.
Hoje, o local funciona como um museu aberto à visitação, preservando a estrutura original da casa e muitos de seus objetos pessoais. Infelizmente, não tive tempo de conhecê-la, mas não tenho dúvidas de que é uma visita que vale muito a pena.
E não apenas para os amantes da literatura brasileira, mas para todos os brasileiros. Afinal, Jorge Amado é um dos maiores nomes da nossa literatura.
Lugares como esse nos ajudam a reconhecer a riqueza da cultura brasileira e a nos aproximar de personalidades que marcaram a nossa história.
Passeio de bicicleta
E para fechar com chave de ouro, que tal pedalar pela orla do Rio Vermelho? Foi aquele tipo de passeio que eu não tinha planejado, mas que acabou sendo sensacional.
O bairro conta com vários pontos de locação de bicicletas e uma ciclovia que se estende até o Farol da Barra, passando por cenários lindíssimos.
Se ainda não tiver, basta baixar o aplicativo Bike Itaú e aproveitar. Vai por mim: essa aventura vale muito a pena!
Seja você um turista em busca de um refúgio confortável, ou alguém que deseja explorar a vida noturna e as tradições locais, o Rio Vermelho tem algo a oferecer para todos os estilos de viajante.
Leia também:
0 Comentários